Project Description

O objetivo deste curso é capacitar os participantes para realizarem um melhor planejamento e controle de serviços de engenharia.

Embora focado na construção civil, os conceitos apresentados poderão ser utilizados para diversos tipos de intervenções na área de engenharia.

Será desenvolvido o conceito de PROJETO DE CUSTOS, que ultrapassa a montagem de planilhas e permite compreender a real necessidade de um planejamento adequado.





Início 06/11

Data: 6, 8, 13, 14, 21, 23, 27, 28, 29/11 e 4/12

🕐 18h30 às 20h30

Modalidade: online, com aulas ao vivo disponíveis por 30 dias após o término do curso.

Carga horária: 20 horas

Inscrições até 01/11

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Aprenda sobre Projeto de custos – Estimativa, previsão, orçamento, planejamento e controle de serviços de engenharia

O objetivo deste curso é capacitar os participantes para realizarem um melhor planejamento e controle de serviços de engenharia.

Embora focado na construção civil, os conceitos apresentados poderão ser utilizados para diversos tipos de intervenções na área de engenharia.

Público-alvo

Engenheiros e estudantes de engenharia (dois últimos anos de graduação).

OBS: Embora não obrigatório, será positiva e desejável experiência em execução de serviços de engenharia, para melhor aproveitamento do que vai ser desenvolvido nas aulas.

Aulas transmitidas ao vivo de disponibilizadas por 30 dias

Neste formato de curso você poderá interagir com o professor durante a aula e rever o conteúdo quantas vezes quiser por 30 dias.

Também poderá enviar suas dúvidas por e-mail. Os contatos dos professores ficam disponíveis no material apresentado.

As orientações sobre o acesso à plataforma de aprendizagem serão enviadas por e-mail após a confirmação e o fechamento das inscrições, na semana anterior ao início do curso.

 

O material didático ficará disponível na plataforma para download.

Você aprenderá:

  • Introdução: Tipos de obras– O que é estimativa, previsão orçamentária, orçamento, planejamento, acompanhamento e controle– Licitação, obras por empreitada, obras por administraçãoProjeto de custos– Conceito de projeto de custos: Fases de um empreendimento X Fases do projeto de custos – Mão de obra direta e indireta, encargos sociais, custo de equipamentos, bonificação e despesas indiretas (BDI)

    Estimativa para viabilidade, CUB

    – Lei 4.591 (Lei das Incorporações Imobiliárias e Lei dos Condomínios) 

    – Conceito de custo unitário básico 

    – Áreas equivalentes

    – Estimativa de custos pelo método das áreas equivalentes

    – Pré-viabilidade expedita

    Conceito de previsão orçamentária, montagem de planilhas

    – Previsão orçamentária X Orçamento

    – Conceito orçamentário: quantidades X preços unitários

    – Serviços e composições 

    –  Curva ABC

    EAP – Orçamento x Execução

    – Orçamento profissional

    – EAP: Estrutura analítica de projeto

    – A previsão orçamentária deve ser feita por quem conhece obra, e deve refletir o processo executivo como será feito.

    – Orçamento que não serve para controlar, não precisa ser feito.

    Plano de contas

    Plano de Contas – Adoção de critério de nomenclatura – Níveis e Subníveis – Banco de Dados – Tabelas de Composição Unitária

    Montagem da previsão orçamentária

    – Conceitos de insumos e serviços

    – Escolha dos critérios de serviços e insumos

    – Montagem da planilha conforme EAP

    Planejamento

    – Cronograma executivo, cronograma de execução, cronograma de compras, cronograma de contratação, cronograma de recebimentos dos insumos. 

    – Logística

    Controle

    – Apropriação dos custos, sugestão de acompanhamento, controle dos serviços

    Conclusão

    – Resumo final

    – Bibliografia

    – Sistemas informatizados, ERP, apresentação do sistema Thico como exemplo de sistema informatizado, organização de um grupo de estudos e trocas de experiência

    OBS:

    De acordo com o desenvolvimento das aulas, poderá haver alteração na ordem dos temas e na duração da exposição.

    Em todas as aulas, será reservado um espaço para discussões e dúvidas.

    Cada aluno deverá escolher um projeto qualquer, para ir desenvolvendo as etapas do Projeto de Custos, conforme o andamento das aulas, aplicando o que estiver sendo ensinado, de forma que possa ter ao final do curso, um exemplo de utilização dos conceitos que serão desenvolvidos durante as aulas. Sugere-se um projeto simples. 




Nossos professores são profissionais especializados e reconhecidos na área que atuam

Sergio Niskier é engenheiro civil formado pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Administração pela PUC-Rio e em Recuperação de Edificações pela Universidade do Porto.

Foi membro da diretoria do Senge RJ na gestão de Jorge Bittar. É ex-vice-presidente e coordenador da Câmara de Construção Civil e atual conselheiro do CREA RJ. É Conselheiro vitalício do Clube de Engenharia, conselheiro do Sinduscon e do Seconci, membro da Ademi, Ibape e outras instituições profissionais. 

Foi professor da Universidade Gama Filho, da Universidade Souza Marques e de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas, na área de Planejamento de Construções em Incorporações Imobiliárias. 

Executou cerca de 100 obras de edificações de vários tipos, projetos de instalações prediais, perícias de engenharia, em especial de patologias de construção. 

Investimento

Sócios do SENGE-RJ (aspirante e profissional): R$ 350,00

Demais profissionais: R$ 550,00

Para obter o desconto destinado aos sócios do sindicato, o profissional deve ser filiado ao Senge-RJ há pelo menos 1 ano e estar em dia com suas contribuições sociais. No caso de pessoas que não sejam sócias ou que tenham se associado há menos de 1 ano, podem obter desconto sem carência desde que paguem, antecipadamente, 12 contribuições sociais (à vista ou parcelado).

 

Formas de pagamento:

 

– À vista com 10% de desconto para pagamento por meio de boleto bancário (não cumulativo com os descontos aplicados ao valor para sócios).

– À vista no cartão de crédito com 5% de desconto (não cumulativo com os descontos aplicados ao valor para sócios).

– Em até 10x sem juros no cartão de crédito.



OBSERVAÇÕES:

A entidade se reserva o direito de cancelar ou adiar a atividade, caso não haja o mínimo de inscritos necessário à sua realização. Em caso de cancelamento, o profissional será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido.

Dúvidas Frequentes

A inscrição é efetivada após a realização do pagamento e a baixa em nosso sistema. 

Se o pagamento for por cartão de crédito, a confirmação é imediata. Se for por boleto bancário, pode levar em média 1 (um) dia útil. 

As orientações sobre a liberação do acesso à plataforma serão enviadas por e-mail após a confirmação e o fechamento das inscrições, o que ocorre na semana anterior ao início do curso.

Nossos cursos são realizados totalmente a distância, a partir de um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo próprio Senge RJ. Nesta plataforma o aluno terá um nome de usuário e senha para acessar o material didático e as aulas on-line. As aulas poderão ser de dois tipos: 

100% ao vivo: este formato prioriza a troca de experiências e a interação entre professores e alunos no ambiente virtual durante a transmissão.

Transmitidas ao vivo e disponibilizadas por 30 dias: neste formato o aluno poderá interagir com o professor durante a aula e rever o conteúdo quantas vezes quiser por 30 dias a partir do término do curso. 

Entendemos que o conhecimento se constrói na interação entre os professores e os participantes. Sendo assim, a metodologia de aprendizagem é baseada na troca de informações durante a aula, quando o aluno poderá tirar dúvidas e debater usando o chat. 

A interação também poderá ser feita de forma assíncrona, enviando perguntas aos professores a qualquer momento pela plataforma, no campo “Fale com o professor”. O professor receberá uma notificação e responderá durante o período de realização do curso.

Cada professor seleciona o material de acordo com os objetivos do curso ou de seu módulo especificamente. Além de slides, podem ser disponibilizados textos, vídeos de referência e exercícios, conforme o caso.

O Senge RJ fornece certificado que comprova que o aluno participou do curso e o concluiu. Os certificados possuem código de validação e podem ser gerados pelo próprio aluno, após a conclusão da atividade.

Os cursos de curta e média duração, definidos como cursos livres, são amplamente reconhecidos pelo mercado de trabalho como complementos importantes no aperfeiçoamento e no currículo profissional, porém não existe nenhuma legislação que se refira especificamente a esta modalidade de ensino. Esta é citada no Artigo 42 da Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Capítulo III, referente à Educação profissional e mencionada no Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), mas sua realização não depende de reconhecimento por parte dos órgãos reguladores da educação.

A entidade se reserva o direito de cancelar ou adiar a atividade, caso não haja o mínimo de inscritos necessário à sua realização. Se isso ocorrer, o profissional será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido por transferência bancária (caso de pagamento por boleto) e por estorno em caso de pagamento por cartão de crédito.

O Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor garante o direito de desistência da compra de produto ou serviço, no prazo de 7 dias a contar de sua contratação. Se o consumidor decidir exercitar esse direito, os valores eventualmente pagos durante o prazo estabelecido serão devolvidos integralmente.

Se o aluno solicitar o cancelamento no período de 7 dias a contar da data da inscrição, mesmo com o curso iniciado, ele poderá solicitar o cancelamento e o reembolso do valor investido.

Se a solicitação de cancelamento ocorrer após o período de 7 dias, não será possível cancelar a inscrição.

Mas se o curso (em qualquer dos formatos oferecidos) ainda não tiver iniciado e o aluno não puder participar, poderá solicitar a conversão da taxa de inscrição em créditos para a realização de outra atividade. Esta solicitação deverá ser feita até o último dia útil antes do início do curso e os créditos ficarão válidos por um ano a partir da data do pedido de cancelamento.

O aluno que desejar solicitar o cancelamento da inscrição deverá fazê-lo por escrito para: [email protected].

ATENÇÃO

Inscrições até 01/11

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